Espaço AAPAEIF

Este espaço é teu, é meu, é nosso.
A lembrança dos tempos da Escola vem lá ao longe, planando nas asas do vento que passa.
Se quiseres, ela pousará e deixar-nos-á com as tuas memórias e histórias de então.
Neste espaço, as fotos e imagens de documentos podem ser ampliadas, clicando sobre elas.
Na faixa lateral, consulta os Artigos Catalogados ou os Artigos Publicados para acederes a todos
os textos
e escolhe o Recreio e o Jardim do Calvário para cantares e sonhares o passado.
aapaeif

Escola Industrial e Comercial de Fafe

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Em 2008, o Carnaval foi assim ...

Foram muitas as expectativas depositadas no Entroido de Xinzo de Limia e de Verin, mas a chuva intensa e constante nessas terras galegas frustrou as nossas esperanças num carnaval diferente, que desejávamos popular e ancestral.

Em Pitões de Júnias, fazendo jus à época, o tempo ainda se mascarou de sol.

O pior viria a seguir ...

Depois do encalhamento do autocarro nas estreitas ruelas de uma aldeia rural galega, vizinha de Pitões de Júnias, que nos fez perder não só imenso tempo como até a esperança de chegar ao destino, lá conseguimos - graças à perícia do motorista, há que dizê-lo - prosseguir, embora com a programação algo baralhada.

Chegamos a Ourense, é certo, mas a esperada tarde de Sábado em Xinzo de Limia não aconteceu; ficou encalhada lá naquelas ruelas ...

Mas nem tudo se perdeu, pelo menos para alguns; os mais ousados.

Alojados no excelente Hotel Auriense, a 17 kms da cidade de Ourense, foram poucos os que, após jantar, decidiram rumar, de taxi, até ao centro da capital de província.

O Entroido de Sábado à noite nas calles e plazas da velha Ourense foi uma benesse para os atrevidos que decidiram desafiar o comodismo; um espectáculo de envolvimento popular, de milhares e milhares de mascarados, de música freneticamente carnavalesca ao virar de cada esquina e ao passar de cada bar, que a ninguém deixava indiferente.

Surpreendente mesmo, era a qualidade das máscaras e trajes dos foliões.

Pena, pena, só que os tais mais afoitos, porque dependentes uns dos outros e dos táxis, tivessem que regressar ao hotel cedo demais e que, dessa folia, não tenham testemunho fotográfico.

E lá partimos, Domingo de manhã para Xinzo ao encontro daquele temporal que nos vetou a experiência do famoso Entroido limiano.

À tarde, seguimos para Verin à procura de algum Entroido que satisfizesse o porquê da digressão, mas este carnaval não era nosso, não. Nova recepção molhada, bem molhada, desmobilizaria a vontade e o espírito folgazão.

E regressamos a nossas casas com um largo sorriso ... amarelo.